Piso Podotátil

Os pitons são aplicados em pavimentos de modo a criar superfícies táteis para orientação dos cegos ou pessoas parcialmente invisuais. São concebidos numa peça única para garantir um desempenho estável de longa duração.
O topo é antiderrapante de modo a oferecer maior resistência ao escorregamento. Estão disponíveis em inox, plástico e resina – vários acabamentos – cores standard de amarelo e vermelho.
Aos dois códigos fundamentais, os do percurso retilíneo e de perigo, são adicionados dois códigos de segundo nível, que completam o horizonte informativo, para maior segurança e uma orientação mais segura
Linha de Orientação Guia e Segurança
O SISTEMA DE GUIA TÁTIL LOGES foi concebido por uma equipa de profissionais com experiência em problemas de mobilidade, tanto nos invisuais, como nas pessoas com visão subnormal. Foi estudado e desenvolvido e após se verificar os problemas detetados noutros perfis de percursos táteis, tendo em conta as mobilidades utilizadas pelos invisuais durante as suas deslocações, centradas na utilização do sentido tátil, plantar e no cinestésico, bem como na utilização da bengala branca.
O sistema Loges
- possui um perfil que respeita totalmente a fisiologia do passo e é perfeitamente percetível tanto no interior como no exterior. Além disso, foi testado por associações de pessoas com incapacidade motora que defendem que estes não lhes cria qualquer problema.
- permite ao projetista criar um percurso racional e organizado, graças ao qual os invisuais capazes de se deslocarem sozinhos adquirem uma total autonomia durante as suas deslocações.
- inclui todos os códigos táteis necessários e suficientes para fornecer aos invisuais as informações necessárias para garantir uma deslocação segura e orientada, permitindo-lhes ainda identificar a posição dos mapas topográficos em relevo.
- é composto por elementos modulares aplicáveis durante a construção dos pavimentos ou pavimentações pré-existentes.
- é o único percurso tátil amplamente difundido em Itália desde 1996 com dezenas de milhares de instalações, sendo também utilizado na Grécia, em Portugal e França.
- é comercializado pela S3F, e produzido em borracha, o que o torna totalmente perceptível pelos invisuais, devido à resposta acústica diferente deste material relativamente à pavimentação circundante.
- é o único que permite a aplicação de vários de metros de pista contínua, sem interrupções, fugas ou desníveis, permitindo que o invisual possa deslizar a ponta da bengala nos respectivos sulcos sem qualquer obstáculo, para uma deslocação fluida e rápida.
- é produzido em 4 cores para que o projetista o possa inserir em qualquer ambiente da melhor forma, (amarelo, vermelho, cinzento claro cinzento escuro). A possibilidade de utilizar várias cores é fundamental sobretudo para garantir o contraste de luminância necessário para realçar o sinal táctil em relação ao meio circundante, conforme disposto na lei de proteção das pessoas com visão subnormal.
- pode também ser instalado no exterior com misturas especiais resistentes aos raios UV e a sua aplicação deve ficar totalmente plana.